Marcelo Leite Ribeiro, Dr.

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Alexandre Zabot
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alexandre.zabot@ufsc.br
Lattes

Biografia

Engenheiro Mecânico com ênfase em Aeronáutica pela USP/São Carlos. Fiz iniciação científica junto a FAPESP para analisar as características aerodinâmicas, estabilidade e controle do 14-bis. Após o termino da graduação, prestei processo de contração para engenheiros na EMBRAER, sendo aprovado.
Na EMBRAER comecei a trabalhar no grupo de engenharia aeronáutica para aviação executiva, mais precisamente com desempenho. Nesse período participei de importantes projetos de desenvolvimento do Legacy 600 como o aumento de teto de serviço de 39000 ft para 41000 ft, desenvolvimento da versão para transporte de autoridades para o governo Indiano onde a inclusão de sistemas de defesa antimísseis demandou uma campanha de ensaios para verificar o quanto esse sistema influiria com as características aerodinâmicas e desempenho da aeronave. Após esse desenvolvimento, eu iniciei os estudos para o desenvolvimento de uma versão com alcance estendido onde era necessário investigar questões aerodinâmicas da aeronave de modo a melhorar os modelos numéricos utilizados pela engenharia.
Após uma reestruturação a empresa resolveu unir os grupos que trabalhavam com a mesma tecnologia, então a empresa criou somente um grupo de engenharia aeronáutica que atendia a todos os negócios da empresa. Nessa época eu comecei a trabalhar com desempenho de aeronaves militares, executiva e turboélices. Após três anos trabalhando com desempenho de aeronaves, eu resolvi mudar para o setor engenharia de estruturas. No grupo de engenharia de estruturas eu trabalhei no suporte a produção onde eu era responsável por corrigir os defeitos de produção relacionados a parte estrutural da asa do ERJ-190/195. Nesse período eu fui transferido para a unidade da EMBRAER em Gavião Peixoto.
Na época da transferência (março de 2007), eu iniciei os meus estudos para realizar o meu mestrado com o Professor Volnei Tita do departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos. No mestrado eu comecei a aprofundar os meus conhecimentos em mecânica dos sólidos e em programação de modo a poder realizar o meu projeto de mestrado que consistia em elaborar um programa para calculo de juntas coladas. O programa desenvolvido gerou uma patente de software (número de registro 09745-4, data de depósito: 15/03/2009, título: “Sistema de análise de juntas (SAJ)”).
Durante o mestrado, o meu interesse pela área acadêmica aumentou significativamente o que me fez tomar a decisão de fazer o doutorado em tempo integral e continuar nessa área como um novo projeto de vida mais desafiador e interessante. O doutorado teve inicio no mês de março de 2009.
O projeto de doutorado representou uma mudança em relação ao mestrado, pois se no mestrado eu estava interessado em estudar as tensões que atuavam em uma união colada, o doutorado consistia em investigar a detecção de dano em um material compósito laminado e como esse dano iria evoluir até a falha do laminado. Vale mencionar que esse trabalho se enquadrava dentro de um projeto financiado pela Força Aérea Americana (AFOSR- Air Force Office of Scientific Research’s International Office) no qual eu me enquadrava como pesquisador.
Vários experimentos foram necessários para obter caracterizar o material, assim como obter os parâmetros do modelo e também para avaliar as potencialidades e limitações do mesmo. Para tal, foi necessário obter uma grande quantidade de corpos de prova de boa qualidade e essa necessidade serviu para alavancar um convenio entre o Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTM).
Dentro ainda do escopo do projeto de doutorado, esse foi planejado para ser feito em co-tutela com a Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), sendo essa a primeira tese de doutorado defendida nesse modelo entre a USP e a KU Leuven.
Mais recentemente o meu trabalho de doutorado recebeu uma menção honrosa no premio ABCM/EMBRAER de melhor tese em engenharia mecânica.

Pesquisa

A pesquisa do professor Marcelo se insere dentro da grande área de estruturas aeroespaciais com foco em estruturas fabricadas em materiais compósitos, principalmente o estudo do processo de danificação e falha dessas estruturas. Para tal são necessários o desenvolvimento de modelos numéricos baseados na técnica de elementos finitos assim como de experimentos de forma a caracterizar o material, obtenção de parâmetros utilizados nos modelos numéricos e também para validação desses modelos. Ainda dentro desse campo, tem-se que o monitoramento da integridade estrutural vem se tornando especialmente interessante dentro da engenharia aeroespacial.

Publicação mais relevante

  • Ribeiro, Marcelo Leite ; Tita, Volnei ; Vandepitte, Dirk . A new damage model for composite laminates. Composite Structures, v. 94, p. 635-642, 2012
  • Ribeiro, Marcelo Leite ; Vandepitte, Dirk ; Tita, Volnei . Damage Model and Progressive Failure Analyses for Filament Wound Composite Laminates. Applied Composite Materials, v. 20, p. 975-992, 2013
  • Ribeiro, Marcelo L. ; Tita, Volnei . Bonded joints design aided by computational tool. Journal of Aerospace Technology and Management (Online), v. 4, p. 275-288, 2012.
  • RIBEIRO, M. L. ; ANGELICO, R. A. ; MEDEIROS, R. ; TITA, V. . Finite Element Analyses of Low Velocity Impact on Thin Composite Disks. International Journal of Composite Materials (Online), v. 3, p. 59-70, 2013.
  • RIBEIRO, M. L. ; MARTINS, T. H. P. ; SARTORATO, M. ; FERREIRA, G. F. O. ; TITA, V. ; Vandepitte, Dirk . EXPERIMENTAL ANALYSIS OF LOW ENERGY IMPACT IN FILAMENT WINDING CYLINDERS. International Journal of Vehicle Structures & Systems, v. 4, p. 118-122, 2012.
  • SARTORATO, M. ; MEDEIROS, R. ; RIBEIRO, M. L. ; TITA, V. . Representative Volume Element Based Transverse Shear Characterization of Laminated Composites. International Journal of Vehicle Structures & Systems, v. 4, p. 136-140, 2012.
  • MEDEIROS, R. ; RIBEIRO, M. L. ; FERREIRA, G. F. O. ; MARQUES, F. D. ; TITA, V. . NUMERICAL AND EXPERIMENTAL DYNAMIC ANALYSES IN SMART COMPOSITES. International Journal of Vehicle Structures & Systems, v. 4, p. 141-147, 2012.

Formação

  • BSE (Mechanical/Aeronautical Engineering), Universidade de São Paulo, 2003
  • MSE (Mechanical Engineering), Universidade de São Paulo, 2009
  • PhD (Mechanical Engineering), Universidade de São Paulo and KU Leuven, 2013